Elisa Maria Ferreira

A professora Eliza Maria Ferreira Veras da Silva foi a primeira docente, do então Instituto de Matemática da UFBA, a obter o título de doutora, também é considerada a primeira mulher negra brasileira a obter o título de doutorado em Matemática.

Esta baiana, natural da cidade de Ituberá, no Baixo Sul da Bahia, cresceu em Gandu, cidade situada na Microrregião de Ilhéus-Itabuna, onde iniciou sua formação escolar. Posteriormente ingressou na Escola Normal de Jequié e em 1964 ingressou no curso de Matemática da UFBA e se formou em licenciatura e bacharelado.

A professora Eliza teve sua carreira pautada pela dedicação ao Ensino de Matemática, pois desde a Escola Normal já dava aulas de Matemática. Em Salvador foi professora do Colégio Central de Salvador e da UFBA.

Além disso, também se dedicou à pesquisa, nos anos 70 ingressou no mestrado na Universidade de Montpellier, na França, de seus estudos defende uma dissertação de mestrado e, em 1977, defende sua tese de doutorado, intitulada “Sur les nombres entiers non associatifs” (Sobre números inteiros não associativos), da área de Álgebra.

Após sua titulação seguiu trabalhando no Departamento de Matemática da UFBA até 1994, em sua trajetória contribuiu com o Ensino, atuou no Programa de Mestrado em Matemática e foi Vice-Diretora do IME-UFBA entre 1984 e 1988. Atualmente, a professora Eliza, aposentada da UFBA, vive na cidade de Salvador.