Jaqueline Góes de Jesus

A biomédica que sequenciou o coronavírus e "virou" Barbie

“Ganhamos visibilidade como cientistas e isso ajuda a inspirar outras mulheres. A maior parte dos comentários foi porque as mulheres estavam querendo incentivar outras mulheres na ciência. Elas se sentiram representadas, viram que têm em quem se inspirar”, afirma Jaqueline, após fama repentina do grupo de pesquisadores que decifraram o genoma do coronavírus em apenas 48 horas a partir da confirmação do primeiro caso de COVID-19 no Brasil. Mensagens de orgulho e de parabéns se somaram às de defesa da pesquisa brasileira. 

Jaqueline é uma mulher negra, biomédica, que atua ativamente na luta pelo reconhecimento da importância da pesquisa em academias, além de acreditar que o compromisso com a sua própria educação foi fundamental na sua escolha profissional.

Coordenou a equipe responsável pelo sequenciamento do genoma do vírus SARS-CoV-2 em parceria com o Instituto Adolfo Lutz, e também fez parte da equipe liderada por pesquisadores ingleses que sequenciaram o genoma do vírus Zika. 

Em 2020, foi homenageada pelo estúdio Maurício de Sousa Produções como Milena, a primeira protagonista negra da Turma da Mônica. A imagem faz parte do projeto Donas da Rua, que tem apoio da ONU Mulheres e foi desenvolvido pela filha de Maurício de Sousa, Mônica. A ideia do projeto é usar as versões animadas para celebrar e homenagear mulheres relevantes na ciência, nas artes, na política e em outros campos da sociedade. 

Em 2021, foi honrada como uma Barbie Role Model pela Mattel, na categoria Cientistas Heroínas, tendo uma boneca criada à sua semelhança, como símbolo de representatividade para crianças, sobretudo as negras.

Recebeu diversas homenagens em reconhecimento à sua atuação científica e em defesa da saúde e do Sistema Único de Saúde no Brasil e foi nomeada uma das 20 mulheres de sucesso de 2022 no Brasil pela revista Forbes. 

Saiba mais em: 

https://www.instagram.com/reel/CrBKl9CgMvP/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

https://www.cms.ba.gov.br/noticias/12-01-2021-cientista-baiana-recebe-comenda-maria-quiteria

https://claudia.abril.com.br/sua-vida/as-brasileiras-que-sequenciaram-o-genoma-do-coronavirus/

https://www.institutodeengenharia.org.br/site/2020/03/04/liderado-por-mulheres-grupo-que-sequenciou-genoma-do-coronavirus-vive-fama-repentina/

 

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910