Maria Beatriz

“ A Terra é meu quilombo. Meu espaço é meu quilombo. Onde eu estou , eu estou. Quando eu estou eu sou. “ Beatriz Nascimento

Maria Beatriz Nascimento nasceu em Aracaju, Sergipe, em 17 de julho de 1942. Oitava filha do casal formado por Rubina Pereira do Nascimento e Francisco Xavier do Nascimento, teve nove irmãos. Assim como milhares de famílias nordestinas da época, em 1949, Nascimento migrou para a região Sudeste, mais precisamente para o Cordovil, bairro do subúrbio carioca.

Em 1969, aos 28 anos de idade, Beatriz Nascimento é aprovada para o vestibular do curso de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), graduação que concluiu em 1971. No mesmo período, fez estágio em pesquisa no Arquivo Nacional, sob orientação do historiador José Honório Rodrigues. Tempos depois, tornou-se professora da rede estadual fluminense.

Ao longo de sua trajetória, a historiadora sergipana sempre aliou a militância com a vida acadêmica. Ao lado de pesquisadores e pesquisadoras negras, fundou o Grupo de Trabalho André Rebouças na Universidade Federal Fluminense (UFF). Na mesma instituição, em 1981, concluiu o curso de pós-graduação Latu Sensu em História do Brasil. Entre os anos finais da década de 1970 e o início dos anos 1980, foi presença constante na retomada dos movimentos sociais negros organizados, mantendo vínculo inclusive com o Movimento Negro Contra a Discriminação Racial (MNUCDR, nome mais tarde reduzido para MNU), fundado em 1978.

Enquanto pesquisadora, Beatriz Nascimento debruçou-se durante duas décadas no estudo das formações dos quilombos no Brasil. Nos dizeres do antropólogo Alex Ratts (2006, p. 54), autor de sua biografia intelectual, Beatriz pensava os territórios de resistência de escravizados e seus descendentes de maneira científica, mas também a partir de sua trajetória pessoal e do seu ativismo político antirracista. Nesse sentido, Nascimento era propositiva ao defender o reconhecimento e a titulação das terras quilombolas, o que viria a acontecer a partir de 1995.