Cora Coralina

Cora Coralina, pseudônimo de Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, foi uma poetisa e contista brasileira. Considerada uma das mais importantes escritoras do Brasil, ela teve seu primeiro livro publicado em junho de 1965, quando já tinha quase 76 anos de idade, porém, já escrevia desde a adolescência; tornou-se uma das vozes femininas mais relevantes da literatura nacional. Cora Coralina começou a escrever poemas e contos quando tinha 14 anos, chegando a publicá-los em 1908, no jornal de poemas “A Rosa”, criado com algumas amigas. Em 1910, seu conto "Tragédia na Roça" foi publicado no "Anuário Histórico e Geográfico do Estado de Goiás", usando o pseudônimo de Cora Coralina.

Em 1959, com 70 anos, decidiu aprender datilografia para preparar suas poesias e entregá-las aos editores da cidade. Cora, em 1965, com 75 anos realizou o sonho de publicar seu primeiro livro "O Poema dos Becos de Goiás e Estórias Mais". Em 1970, tomou posse da cadeira n.º 5 da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás. Em 1976, lançou seu segundo livro "Meu Livro de Cordel". O interesse do grande público só foi despertado graças aos elogios do poeta Carlos Drummond de Andrade, em 1980.

Nos últimos anos de vida sua obra foi reconhecida, sendo convidada para participar de conferências e programas de televisão. Cora Coralina foi agraciada com o título de Doutor Honoris Causa da UFG. Recebeu o "Prêmio Juca Pato" da União Brasileira dos Escritores como intelectual do ano de 1983, com o livro “Vintém de Cobre: Meias Confissões de Aninha”.Em 1984 foi nomeada para a Academia Goiana de Letras, ocupando a cadeira n.º 38. A poetisa, que escreveu sobre o seu tempo e sobre o futuro destacando a realidade das mulheres dos anos de 1900, é o principal nome da cidade de Goiás. A casa onde morou a poetisa Cora Coralina é hoje o museu da escritora. Cora Coralina é um exemplo de força e determinação, que ultrapassa gerações. Seu legado mostra que idade não é uma barreira e que a literatura não deve ser limitante e regrada. 

 

Ouça sobre em:

Vídeo de Cora Coralina

 

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910